domingo, 9 de janeiro de 2011

Sonho de Menino - Ser jogador de futebol

A cada 10 meninos no nosso país pelo menos de 5 a 7 sonham em jogar bola profissionalmente. É um sonho que para a grande maioria acaba pelas frustrações, falta de apoio , falta de fé e até mesmo medo de se sujeitar a algumas coisas, como por exemplo ficar longe da familia. Alguns conseguem superar todas as dificuldades e alcançam o tão desejado sonho de conseguir se tornar um atleta profissional de futebol.
Ser jogador de futebol é mais do que ser um simples esportista .É ser um  artista. Alguns jogadores são vilões , outros muitos coadjuvantes e para os poucos sortudos grandes protagonistas. A cada toque na bola, seja dentro do maracanã lotado ou na pelada na rua o sentimento que se tem é de alegria e prazer.Esse tal de futebol, que para mim chega a ser mágico, move multidões a estádios e prende a atenção desses por 90 minutos sem que se tire olho do gramado um segundo. ( isso para aqueles que realmente amam  futebol)
Os jogadores ou artistas da bola (fica ao seu critério o nome) encantam pessoas pelo simples fato de passar o pé em cima da bola , de dar um drible de corpo e de fazer a gorducha passar entres três traves. Deve ser maravilhoso ouvir milhares de pessoas vibrando, cantando, apoiando e até mesmo xingando. Oras, futebol é lazer mas também é profissão...


E talvez a motivação pra esses grandes jogadores continuarem (além do dinheiro e da fama) pode ser a felicidade que eles podem proporcionar as pessoas que admiram esse esporte , e até a capacidade de ser espelho para meninos por esse mundo afora que almejam vestir uma camisa igual a de outros 10 e "brincar" de bola num estadio lotado.
Olha o menino prodígio Neymar.Faz encher os olhos daqueles que apreciam um bom futebol com suas travessuras , dribles desconcertantes e gols maravilhosos. Ronaldinho Gaúcho parecia fazer magica com a bola e seus pés pareciam elásticos que faziam a bola perambular de cá pra lá e de lá pra cá sem que saísse de seu dominio.
Paulo Henrique Ganso parece que vê a partida de forma panorâmica , ele consegue encontrar um espaço pra passar a bola num emaranhado de zagueiros e esta chegar até seu companheiro sem que ele esteja impedido. E esse tal de Lionel Messi ... ele só pode ter cola nas chuteiras e um motor por que a criança não sossega um minuto.Vale lembrar de Cristiano Ronaldo e Kaká que são galãs do futebol e com beleza estética mostram também beleza e versatilidade ao controlar a redonda, este ultimo mais humilde, ja o primeiro um tanto convencido. E tem aqueles que até covardia falar como Pelé Arentes do Nascimento, Dieguito Maradona ,Zico , Platini , Ronaldo ,Zinedine Zidane , Henry , Romário , Puskas, Garrincha , Eusébio , Fillol,  Yashin e muitos outros que se fossem citados dariam um volume muito grande a este post.  
Infelizmente muitos se vendem e jogam unicamente pela fama e pelo dinheiro, e não pelo prazer de simplismente jogar bola.
Esses não amam o que fazem , amam mesmo o dinheiro que lhes é dado.
Até certo ponto deve ser maravilhoso ganhar para jogar bola, o sustento é tirado daquilo que se mais gosta, você é cobrado , mas se esforça e faz com vontade, como no campeonatinho entre as classes na escola ou no campeonato entre amigos na rua.
Ser jogador é ser pago para fazer sorrir alguns muitos que sofrem nesse mundo. 
Jogar bola é difrente de tudo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário